
Espírito de
abertura: A visão pragmática da educação considera os aspectos funcionais dos
elementos que compõem o processo de ensino e suas utilidades e consequências
com relação aos objetivos desejados. O espírito de abertura, dentro desse
contexto, significa o estudo de várias ideias e crenças para a análise de suas
consequências na educação. No pragmatismo, não há a adoção de uma crença como
verdadeira em si mesma, e isso permite uma abertura para que os métodos e suas
utilidades sejam analisados formando uma visão pluralista de educação, que é
vista como uma realidade social associada a diversos interesses.
Condição
orgânica do ser humano: É como uma concepção holística que leva em consideração
todos os aspectos constitutivos do homem no processo de educação. Temos várias
facetas, somos formados tanto por impulsos e desejos quanto por razão, ideias e
interesses. O pragmatismo leva tudo isso em consideração para analisar as
crenças formadas a partir da nossa “identidade pessoal”, o que, para a
educação, envolve investigar as consequências dessas crenças.
Responsabilidade da
comunidade de investigação em determinar o significado da realidade: O
significado da realidade na concepção pragmatista é analisar as consequências
das crenças da sociedade e como elas estão relacionadas com os objetivos
pretendidos pelas várias instituições sociais. No caso da educação, a reflexão
crítica sobre as realidades institucionais que a constituem podem contribuir
para a mudança de fatores que possam não estar de acordo com os objetivos e com
as concepções que temos de formação, aprendizagem, desenvolvimento etc. É
através do conhecimento crítico da realidade que podemos caracterizar, no caso
da educação, seu significado, suas consequências, suas utilidades. Tudo isso
levando-se em consideração o contexto cultural em que a educação ocorre.
-Anita-
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